sexta-feira, 16 de julho de 2010


Roma nos recebeu abrasadora, com temperaturas perto dos 35 ºC. Andar pela cidade só era possível com o auxílio de água ou a procura de uma das muitas fontes para se refrescar. As fontes públicas viraram ponto turístico e paragem obrigatória para todos, que como nós, visitavam a cidade.
No primeiro dia resolvemos visitar o Vaticano. Quer considere-se impressionante ou excessivo a opulência do menor Estado-nação do mundo é impossível não se deslumbrar com o que se encontra aqui!
Enfrentamos uma enorme fila para visitar a Basílica de São Pedro (Basilica di San Pietro), mas passamos muita mais tempo no seu interior, onde encontra-se a obra de Pietà de Michelangelo e uma estatua de S. Pedro, feita em bronze no séc. XII. Aliás, nessa viagem, como bem observado pelo Ruben, visitamos as obras de quase todos os tartarugas ninjas (Michelangelo, Leonardo e Rafael), faltando só o Donatelo.
Era preciso se acostumar com as enormes filas de espera e com horários de funcionamento dos locais de visita que mudavam sem explicação! Deixamos para visitar a Capela Sistina e o Museu do Vaticano no outro dia, pois a capela estava fechada! Enfrentamos mais filas no Castel Sant’Angelo. No museu em seu interior, que já serviu de fortaleza quando construído para o imperador Adriano e mais tarde de residência papal, encontra-se parte da coleção de peças de arte e históricas acumuladas pelo papado ao longo dos tempos. Vimos Roma e o Vaticano do alto da fortaleza. Uma vista impressionante!
Seguimos andando pelas ruas de Roma, até a Piazza Navona e depois para o Panteão (Pantheon). Como em França, aqui também foram enterrados alguns dos italianos mais proeminentes, como o pintor Rafael, e apesar de originalmente ser um templo pagão hoje em dia pertence a Igreja Católica.
No Outro dia voltamos ao centro de Roma para visitar a Cidade Antiga!! Andar pelo antigo Foro e Coliseu foi mais deslumbrante que pelo Vaticano… O tempo todo imaginando como era aquela antiga cidade cheia de gente se dirigindo para um espetáculo no Coliseu!! Realmente incrível pensar na grandiosidade construída pelo antigo império e que atravessou os séculos! Passamos a manhã aqui e a tarde quase toda no Museu do Vaticano (Musei Vaticani e Cappella Sistina), onde se encontra um verdadeiro acervo de peças e estatuas de mármore, egípcias, e greco-romanas coleccionadas pelos supremos pontífices. Sempre andando na ansiedade de chegar, no fim da visita, a Capella para ver as pinturas de Rafael contando a história da criação.
Por fim, não poderíamos ir a outro lugar se não a famosa Fontana de Trevi para atirar uma moeda, onde dizem que se assegura a volta de todos que por ali passam. Despedimo-nos assim de Roma… Depois de almoçar, uma massa, e seguir para o Aeroporto. Dessa a vez a foto vai comigo sozinho, em homenagem a Farmácia. Comigo, Hígia deusa da Saúde, símbolo da farmácia que assim como a cobra enrolada em uma taça representa o poder da cura.

Sem comentários:

Enviar um comentário